Eleição da FENAJ

O resultado da eleição da FENAJ nacionalmente foi amplamente favorável à chapa 1 que venceu o pleito. Foram 2.944 votos (68,2%) para a chapa 1, “Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do Jornalista”, liderada por Celso Schröder, contra 1.369 votos (31,7%) para a chapa 2, “Luta Fenaj”, liderada por Pedro Pomar.

Em Santa Catarina, entretanto o resultado foi outro. A chapa 2 venceu por 12 votos de diferença. Foram 89 votos para a chapa 1 das candidata Elaine Tavares e Miriam Santini Abreu, ambas diretoras do SJSC e 77 para a chapa 1 cujos representantes no Estado são Valci Zuculotto e Sérgio Murilo de Andrade.

Se considerarmos os votos das urnas da capital e das demais cidades também temos resultados diferentes. A Chapa 1 venceu nas urnas da capital e foi derrotada nas demais cidades onde a chapa 2 teve maioria.

Em Florianópolis foram 97 votos dos quais 60 para a chapa 1 e 35 para a chapa 2, com um voto em branco e um nulo. Nas demais cidades foram coletados 73 votos, dos quais 17 para a chapa 1 e 54 para a chapa 2, com dois votos em branco.

Nas cidades de Jaraguá do Sul, Concórdia e Blumenau a chapa 1 não fez sequer um voto. Em Criciúma, Joinville e Itajaí ficou atrás no placar e venceu apenas em Chapecó de onde vieram 5 votos 3 na chapa 1 e 2 na chapa 2.

Em Florianópolis foram disponibilizadas 3 urnas. Uma fixa na sede do Sindicato onde foram coletados 52 votos. Destes, dois foram de aposentados. A Chapa 1 recebeu 40 votos, e a Chapa 2, 12 votos.

Na Urna 1 (volante) foram depositados 31 votos. A Chapa 1 recebeu 12 votos, e a Chapa 2, 19.

Na Urna 2 (volante) foram depositados 14 votos, sendo 8 na Chapa 1 e 4 na Chapa 2, contando-se ainda 1 voto nulo e um branco.

Na urna de Criciúma, que coletou 10 votos a Chapa 1 recebeu 3 votos, e a Chapa 2, sete votos.

Em Blumenau, foram coletados 9 votos, sendo que a Chapa 2 recebeu os 9 votos, e a Chapa 1, nenhum.

Em Joinville, foram coletados 24 votos. A Chapa 1 recebeu 10 votos, a Chapa 2, 13, e um voto foi em branco.

Em Chapecó, votaram 5 eleitores. A Chapa 1 recebeu 3 votos, e a Chapa 2, 2 votos.

A urna de Itajaí coletou 5 votos. A Chapa 1 recebeu 1 voto, a Chapa 2 três votos e houve um voto em branco.

A urna de Jaraguá do Sul coletou 10 votos, todos dados à Chapa 2.

A urna de Concórdia também coletou 10 votos, todos na Chapa 2.

O resultado demonstra que o atual presidente da Federação Nacional e que presidiu a entidade por dois mandatos sai dessas eleições derrotado em Santa Catarina. Demonstra ainda a força das cidades consideradas "do interior" do Estado. Não se pode priorizar a atuação sindical na capital em detrimento destas cidades, onde também estão um grande contingente de jornalistas e na maioria das vezes trabalhando em condições muito mais adversas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010