SINJUSC inaugura hoje, Centro de Estudos “Fazendo Escola”


Nesta quinta-feira 28 de julho acontece a instalação e posse da diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – "Fazendo Escola". O evento terá início às 19h30 no auditório do SINJUSC situado na Avenida Mauro Ramos, 448 em Florianópolis.

Com a inauguração do Centro de Estudos “Fazendo Escola” torna se realidade uma idéia gestada há vários anos pelos trabalhadores do judiciário: a construção de um espaço de formação, estudos e pesquisas dedicado e dirigido pelos próprios trabalhadores.

A proposta de construção de uma escola dos trabalhadores do judiciário catarinense surgiu e foi sendo consolidada ao longo dos últimos anos, especialmente a partir da percepção de que quem entende os problemas dos trabalhadores são os próprios trabalhadores.

O Centro de Estudos “Fazendo Escola” vai realizar cursos, seminários e palestras onde os trabalhadores poderão construir conhecimento a partir das suas próprias vivências e assim adquirirem condições de propor soluções para os problemas que enfrentam.

Com a instalação do “Fazendo Escola” o processo de construção coletiva do conhecimento se torna realidade. Já neste final de semana, nos dias 29 e 30 será realizada uma atividade visando estimular ainda mais a reflexão sobre a situação dos servidores. No hotel São Sebastião na praia do Campeche acontece o seminário “Construindo a Justiça, Fazendo Escola” cuja programação está abaixo.
Programação

Dia 29-07-201

Das 8h30 às 10h15 - PAINEL I - SINDICALISMO E TRABALHO PÙBLICO
Expositores: José Dari Krein (Doutor em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas e Diretor do Cesit- Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) e Eneuton Pessoa de Carvalho [texto de apoio] (Professor de economia da UniRio e pesquisador do IPEA - Instituto de pesquisa econômica aplicada) Coordenador: Cláudio Del Pra Netto

Das 10h30 às 12h30 - OFICINAS DE TRABALHO
Discussão e propostas de atuação - Coordenadores: dirigentes do Sinjusc

Das 14h às 15h45 - PAINEL II - SINDICALISMO, EDUCAÇÃO E JUSTIÇA
Expositores: Gaudêncio Frigotto [texto de apoio] (Filósofo e educador, doutor em Ciências Humanas pela PUC-SP, professor da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ) e Matheus Felipe de Castro [texto de apoio] (Advogado, Doutor em Direito pela UFSC e professor de Direito Constituicional da UFSC e Unoesc) Coordenadora: Soraia Joselita Depin

Das 16h às 18h - OFICINAS DE TRABALHO
Discussão e proposta de atuação - Coordenadores: dirigentes do Sinjusc.

18h ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Dia 30-07-2011

Das 9h às 10h45 - PAINEL III - SINDICALISMO E SAÚDE
Expositores: Herval Pina Ribeiro [texto de apoio] (Doutor em Saúde Pública, pesquisador, autor dos livros “O Juiz Sem a Toga” e “Os Operários do Direito” editados pelo SINJUSC) e Nelson Passagem Vieira [texto de apoio] (Psicólogo do Trabalho, Mestre em sociologia do Trabalho pela USP e doutorando em saúde coletiva pela USP Coordenador: Volnei Rosalen

Das 11h às 12h45 - OFICINAS DE TRABALHO:
Discussão e propostas de atuação - Coordenadores: dirigentes do Sinjusc

Das 14h às 16h - PLENÁRIA DE SÍNTESE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010