Informe da UFECO sobre o Congresso da Cidade

Reproduzo comunicado da UFECO sobre o I Congresso da Cidade que começa hoje (01) às 19:30 na OAB e segue no sábado durante todo o dia em Florianópolis. Mais detalhes AQUI.

Pessoal da UFECO e Entidades Associadas, amigos e amigas.

Chegou o momento tão esperado para nós da UFECO, momento de união entre pessoas e movimentos que comungam do pensamento em comum: debater e propor sobre a cidade de Florianópols que queremos, o palco de nossa luta diária.

O Congresso da Cidade - Florianópolis, é o resultado de mais de 02 anos de articulação da diretoria da UFECO e entidades filiadas (da UFECO) junto ao Fórum da Cidade, com demais organizações, Fóruns regionais como Fórum Social da Bacia Hodrográfica do Saco Grande, Fórum da Bacia do Itacorubi , inúmeras entidades e associações de moradores, outros coletivos formais e não formais e academia, como também importantes apoios parlamentares como Vereador Dr. Ricardo, Prof. Lino, Deputada Angela Albino, Deputado Sargento Soares, e outros apoios

O Fórum da cidade foi criado por força das articulações das associações de moradores em 2001. Em 2009 houve um esforço coletivo para a rearticulação do Fórum da Cidade que como espaço agregador das lutas , fortalecido pela aprovação do Regimento Interno e a constituição das Câmaras Temáticas (grupos de trabalho) : de Habitação, Transporte e Meio Ambiente/Saneamento, que agregaram novos atores e entidades muito comprometidos com as lutas especificas, em prol da Cidade, que deram fôlego à ideia do Congresso.

Para agregar mais forças ainda o Fórum projetou o Congresso na constituição de uma Coordenação Geral, abrindo mão do protagonismo em nome da união entre iguais e contrários , fortalecendo ainda mais laços com todos os atores sociais e as lutas da Cidade, e todos responderam positivamente ao chamado , acolheram a ideia , somando esforços num objetivo em comum.

Então concluímos os esforços que culminam neste Evento denominado I Congresso da Cidade -Florianópolis que além de agregar, unir pessoas, grupos e entidades,tem como tema principal de debate o planejamento urbano da Cidade onde vivemos - Florianópolis.

É sobre este espaço tão caro e tão severamente explorado e em vias de destruição e extinção de suas belezas naturais, suas baías, seu solo, seus aquíferos, seus morros, seu povo, que queremos colocar em debate público. É fato comprovado que grandes conglomerados urbanos ambientalmente degradados, desorganizados, por extensão degrada-se a qualidade de vida dos moradores.

A violência que nos assola nos dias de hoje, por exemplo, já é um sinal de alerta de esgotamento de recursos naturais e humanos. Sem o devido equilíbrio ambiental e social, a energia acumulada no ambiente e nas relações humanas não se recicla gerando disputas, conflitos, os recursos naturais e ambientais de suportabilidade de vida equilibrada compromete a vida humana, o bem viver.

A UFECO tem por principio estatutário a luta pela qualidade de vida, as entidades filiadas nos bairros tem por objetivo a luta por qualidade de vida. O coletivo Fórum da cidade luta por mais qualidade de vida.

Então convidamos cada um a se esforçarem um pouquinho mais além da lida diária e que venham expressar suas opiniões, numa troca de experiências ímpar, de lutas de união, de demonstração de força de organização, e de empoderamento da sociedade civil organizada, fortalecidos este evento máximo da organização comunitária que se retrata no Congresso da Cidade.

Contamos com sua presença enquanto diretoria da UFECO, engajado na luta pela Cidade quanto pela divulgação do Evento no seu Bairro, na Associação e seus contatos, repassando para o maior número possível de pessoas a programação abaixo.

Diretoria da UFECO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010