Sessão Especial na Câmara Municipal de Florianópolis celebra os 90 anos do PCdoB.

A Câmara de Vereadores de Florianópolis foi palco de mais um evento comemorativo dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março 1922, na cidade de Niterói, antiga capital do Estado do Rio de Janeiro.

A sessão especial foi solicitada pelo vereador comunista, Ricardo Vieira, que discursou e presenteou a militância do partido com uma placa, entregue a Jucélio Paladini, presidente do comitê municipal.

O evento contou com as presenças de varias lideranças sindicais, estudantis e políticas da cidade, representantes dos partidos PT, PR, PRB, PSD E PP, movimentos sociais e amigos do partido, além da militância comunista.

Durante a sessão foi apresentado dois vídeos, um contando a história do partido nos 90 anos e outro falando da tradição do partido na luta em Florianópolis.

Ricardo ao usar a tribuna destacou a atuação decidida e firme do partido ao longo de sua história ao sobreviver a várias ditaduras, a perseguições, e mais de 60 anos de clandestinidade. “Da história do partido, dois terços dela foi sob a clandestinidade e de perseguição dos nossos camaradas. A nossa história dentro dos marcos da legalidade é recente” e completou citando um trecho da musica de Geraldo Azevedo. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Vieira descreveu então as nove décadas de atuação dos comunistas brasileiros e a consolidação dessa trajetória. “Hoje o PCdoB é uma força conhecida e prestigiada, com um grande ativo político e moral, forte presença junto aos trabalhadores, na juventude, e com participação em vários Parlamentos municipais e estaduais, no congresso nacional, mas também em Executivos locais e nos governos de Lula e Dilma”.

Sem menosprezar divergências do passado, nós temos consciência de que este partido é aquele fundado em 1922 e reorganizado em 1962, construído por todas estas gerações de comunistas. O aniversário, que com muito orgulho celebramos, é de todas essas gerações.

Saudou ainda o partido, o líder da bancada do PSD, na câmara, vereador Cesar Faria, que destacou o papel aglutinador dos comunistas. “O PCdoB sempre teve uma atuação correta e honrada aqui na câmara de vereadores, nós do PSD que somos o partido caçula, enaltecemos os 90 anos de atuação dos camaradas, sempre pela sua conduta respeitosa, mesmo na divergência”.

O vereador do PT, Marcio de Souza, também fez uma saudação ao evento, relembrando o papel dos comunistas na história de luta do povo brasileiro e em muitos momentos determinantes, como na construção da frente popular com Lula e Dilma e também na cidade em 1992 com a eleição de Sergio Grando para prefeito, com a unidade popular.

Nildão Freire, presidente do Partido dos Trabalhadores, fez uma saudação ao aniversário do partido e salientou que uma das marcas do PCdoB na sua trajetória foi a construção da unidade do campo popular, desde da frente popular com Lula e Bisol em 1989, lembrou, destacando o papel dos comunistas nesse momento de construção da Frente Brasil Popular.

Nildão parabenizou a militância comunista pela sua atuação e destacou o compromisso do PCdoB com a construção de um país mais justo, igualitário e soberano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010