Guia facilita a busca de fontes na UFSC

A Editora da UFSC lança na quinta-feira, 23, às 20h, na pizzaria San Francesco (avenida Hercílio Luz, 1.131, fone 3222-7400), em Florianópolis o “Guia de Fontes – Onde e Como Achar Informações Científicas”, organizado pela equipe da Agecom.

Trata-se de um valioso instrumento de busca de fontes dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. É uma ferramenta que auxilia os jornalistas e a mídia em geral a entrar em contato com pesquisadores e incrementa a divulgação da produção científica e tecnológica da UFSC.

No mesmo dia, local e horário lança também o livro “A Páscoa dos Descontentes”, do jornalista Rubens Lunge.

Na orelha do Guia de Fontes, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Menezes, diz que “o guia funciona como um ótimo localizador/buscador de linhas de pesquisa, publicações de ponta, potenciais orientadores, projetos sociais, parceiros em tecnologias duras, sociais e biológicas, entre outros dados, e é natural que seja construído a partir de dados dos pesquisadores da instituição”.

Além da versão impressa, a guia foi disponibilizado on-line, com possibilidade busca por palavra-chave (assuntos) ou pelo nome dos pesquisadores.

O suporte é a Plataforma Lattes, base de dados organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne currículos de pesquisadores e professores das instituições de ensino superior e de ciência e tecnologia de todo o país.
Cada verbete traz o nome do docente, sua lotação (departamento e centro de ensino), onde fez a graduação, mestrado e doutorado, seus contatos e as áreas de conhecimento às quais está associado.

Na versão on-line, o Guia passará por revisões constantes, na medida em que se renovar o quadro de pesquisadores da Universidade. A publicação é mais um marco no ano em que a UFSC comemora seu cinquentenário – ela foi criada em dezembro de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitcheck.
A coordenação do Guia de Fontes é do jornalista Moacir Loth, diretor da Agecom, e a coleta de dados e organização ficaram a cargo de Margareth Vianna Rossi Clausen, Alita Diana Corrêa Kuchler e Arley Reis, da equipe da Agência de Comunicação da UFSC.

Mais informações com Rubens Lunge pelos fones (48) 8401-2007 e 3228-2500 e com a Agência de Comunicação da UFSC no fone 3721-9233.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010