180 anos de nascimento do pintor Victor Meireles

O desbotado painel "A Primeira Missa no Brasil"
Os 180 anos de nascimento do pintor Catarinense Victor Meireles serão comemorados durante cerimônia de homenagem ao artista no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na próxima quarta, 22 de agosto, às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O convite para o Ato Solene é da Deputada Estadual Angela Albino.

Victor Meirelles de Lima nasceu em Florianópolis, então Nossa Senhora do Desterro em 18 de Agosto de 1832. De origem humilde, cedo seu talento foi reconhecido, sendo admitido como aluno da Academia Imperial de Belas Artes. Especializou-se no gênero da pintura histórica, e ao ganhar o Prêmio de Viagem da Academia, passou anos em aperfeiçoamento na Europa.

Lá pintou uma de suas obras mais conhecidas, “A Primeira Missa no Brasil”. Voltando ao Brasil se tornou um dos pintores preferidos de Dom Pedro II, inserindo-se no programa de mecenato do monarca e alinhando-se à sua proposta de renovação da imagem do Brasil através da criação de símbolos visuais de sua história. Victor Meirelles faleceu no Rio de Janeiro, em 1903.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010