Seminário debaterá direitos humanos e os movimentos sociais

Nos dias 6 e 7 de julho irá acontecer na Escola Sul, em Florianópolis (SC), o Seminário “Os Direitos Humanos e um projeto para o Brasil”, promovido pela Coordenação do Movimentos Sociais (CMS). A atividade terá a presença do sociólogo Emir Sader, do Secretário Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, do presidente da CUT, Artur Henrique e do representante da CM, Antônio Carlos Spis. João Pedro Stédile, da coordenação nacional do Movimento Sem Terra (MST), foi convidado, mas ainda não confirmou presença.
Nas vésperas das eleições 2010, o debate sobre este tema, aliado a agenda da classe trabalhadora, é de fundamental importância para o movimento social e sindical.
A pauta dos Direitos Humanos no Brasil é composta por questões históricas das lutas dos movimentos sociais: pela terra, por moradia, pela democratização da comunicação, pela educação pública e gratuita e para todos/as, por igualdade de oportunidades às mulheres, negros, LGBTT, as lutas sindicais pelos direitos dos/as trabalhadores/as, entre tantas outras.
O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3) é alvo de grande polêmica, pois prevê a regulamentação da taxação do imposto sobre grandes fortunas, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o debate sobre a descriminalização do aborto, pesquisas para avaliar os impactos dos transgênicos, entre outros.
São questões fundamentais que perpassam o debate sobre o projeto Nacional e Popular dos Movimentos Sociais para o Brasil, que conduz para um novo modelo de desenvolvimento, que vem sendo construído pelas organizações ao longo dos anos de luta, na busca de articular uma pauta comum, que seja transformada em políticas públicas.

Programação
6 de julho - Terça-feira
9h00 - Abertura
9h30 - “O Programa Nacional dos Direitos Humanos” - Paulo Vannuchi, Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
Debate
12h30 - Almoço
14h00 - “Direitos Humanos e criminalização dos Movimentos Sociais” - Emir Sader, Sociólogo
Debate
19h30 - Jantar e Atividade Cultural
7 de julho – Quarta-feira
9h – “O Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil e os movimentos sociais”
- Estudo do Projeto Nacional e Popular dos Movimentos Sociais 2010.
Mesa de Debate
- Artur Henrique, Presidente Nacional da CUT
- João Pedro Stédile, Coordenação Nacional do MST (a confirmar)
- Antônio Carlos Spis, Representante da Coordenação dos Movimentos Sociais
Debate
17h Encerramento
As despesas de transporte, alimentação, e hospedagem é de responsabilidade do participante ou de sua organização. Investimento: R$ 100,00 (Inclui hospedagem e alimentação) ou R$ 50,00 (Inclui alimentação). Interessados em alojamento devem levar colchonetes, forros de cama, toalhas e cobertores. Fonte: Fecesc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010