Oficina Pró-Conferência de Comunicação

Texto convidando para uma oficina pró-conferência de comunicação no dia 20 de maio às 19h no Auditório da FECESC na Av. Mauro Ramos, 1624, em frente ao banco redondo.

A realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro de 2009, representa uma conquista histórica. Ela é resultado de muita pressão social por um novo modelo de comunicação no Brasil, que prioriza conteúdos de interesse público e que não tenha vinculação com grupos financeiros voltados apenas ao lucro.

Santa Catarina, por exemplo, sofre com a ação do oligopólio sustentado pelo grupo RBS, que não garante o direito que todos temos à informação e à expressão de idéias. Uma ação civil pública movida contra o grupo RBS, pelo procurador da República Celso Três, torna público o tamanho do império e como a RBS mantém o controle da informação no Estado. São 18 emissoras de TV aberta, o que contraria a legislação, além do controle dos três principais jornais do Estado. O que não interessa à RBS, não chega às pessoas.

Garantir o direito à informação séria e à expressão passa por fortalecer a comunicação popular, e por reunir o máximo possível de pessoas para pensar um modelo que valorize o controle público sobre os meios. Para garantir que esta conferência seja um espaço democrático e que represente os diversos interesses da sociedade, cada Estado estará realizando debates preparatórios.

Comentários

  1. Seria bem melhor se essa discussão fosse feita numa sexta-feira ou no final de semana. Possibilitaria que outras partes do Estado pudessem acompanhar.
    Como sempre, tudo fica centralizado em Floripa em dias como meio da semana.
    abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Chegou até aqui, então manda o comentário...

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil