Em defesa da formação

Nesta quinta-feira (12/03), às 19h30, em Blumenau, dirigentes do Sindicato dos Jornalistas de SC e da FENAJ participam do lançamento conjunto dos livros “Formação em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade” - editado pela FENAJ - e "Jornalismo em três dimensões: singular, particular e universal", da jornalista e professora Roseméri Laurindo. O evento será na biblioteca da FURB.

O livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade”, que a FENAJ lançou nacionalmente dia 22 de agosto, durante o Congresso Nacional dos Jornalistas em São Paulo e que agora vem sendo promovido em lançamentos estaduais, é o segundo organizado dentro da Campanha em defesa da obrigatoriedade de formação universitária específica para o exercício da profissão e do seu esforço para disseminar, ampliar e aprofundar o debate sobre o tema em todo o país.

O primeiro livro foi editado em 2002, quando já tramitava a ação que busca tirar dos jornalistas um dos pilares da sua regulamentação profissional e, por conseqüência, da população brasileira, uma das garantias de receber um Jornalismo de qualidade, democrático, plural e exercido com responsabilidade e ética.

A exemplo do primeiro, este também é uma coletânea de artigos de professores, profissionais e juristas em favor da necessidade da formação superior específica para o exercício profissional. Traz, ainda, trechos da defesa do advogado dos jornalistas, João Piza, e do voto do relator, juiz Manoel Álvares, no julgamento favorável à categoria no TRF da 3ª Região, em outubro de 2006 - hoje o processo tramita no STF e está prestes a ter seu julgamento final.

O primeiro livro impresso, lançado em 2002 e organizado pelo professor Francisco Karam, hoje está esgotado, mas se encontra disponível on-line no site da Federação, em www.fenaj.org.br . Basta clicar no “banner” da capa da publicação para ter acesso a todo seu conteúdo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010