1ª Pedalada Floripa Saudável no dia Mundial da Saúde


Saúde para Vida: Social, Ambiental e Corporal. Neste dia 07 de abril, dia Mundial da Saúde, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação de Moradores da Vila Ivan Mattos realizará a 1ª Pedalada Floripa Saudável com o objetivo de promover a saúde, estimulando o uso da bicicleta e realizando ações de limpeza e reflorestamento em alguns pontos da Cidade.

A concentração acontecerá as 8h30 no Trapiche da Beira-Mar Norte.

Os participantes do evento se dividirão em equipes e partirão de bicicleta para três pontos da Cidade: Ponta do Goulart no bairro João Paulo - aonde será realizada a limpeza do local junto aos moradores do bairro, Parque Ecológico do Córrego Grande aonde serão realizadas atividades de recreação infantil e Beira-Mar Continental aonde será feito o plantio de um bosque de árvores frutíferas.

Profissionais da área da saúde acompanharão as atividades, dando orientações sobre saúde, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, bem como sobre conscientização ambiental.

Nos locais também serão coletadas assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular que destina 10% da receita da União para a área da Saúde.

A ação da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, presidida pelo Vereador Dr. Ricardo Vieira (PCdoB), conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, da Unimed, da Comcap, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da ViaCiclo, dos Bike Anjos, da Sea Sheperd, da Floram e da Fundação Municipal de Esporte, tem como objetivo ampliar o enfoque proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que neste ano traz como tema da campanha do dia mundial de saúde a hipertensão arterial, e repensar a saúde em Florianópolis e a forma como a Cidade pode influenciá-la, principalmente no que tange a redução do risco de doenças como a pressão alta.

Partindo desse pressuposto, a ideia é incentivar o uso deste modal (bicicleta) não somente para o lazer mas também para o deslocamento visto os benefícios para a saúde que esta oferece e para a mobilidade dentro da Cidade, oportunizando, a partir desta atividade, que outras ações sejam realizadas.

Curiosidades
· Uma bicicleta é 30 vezes mais barata que um carro. Economiza combustível e estacionamento.
· Pedalar é mais ecológico, usa nossa própria energia - que precisa ser gasta, pois senão aumentamos de peso ano a ano.

· Faz bem pra saúde do coração, da coluna e articulações, melhora o humor e aumenta a resistência às doenças.

· Se mais pessoas usassem a bicicleta como meio de locomoção, nosso trânsito poderia ser melhor.

· Liberdade, autonomia e contato com a Natureza

Comentários

Postar um comentário

Chegou até aqui, então manda o comentário...

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010