Pular para o conteúdo principal

Exibição do documentário "Marighella" lota auditório

Depois da exibição do filme e do debate a tietagem foi grande
Auditório lotado. Público satisfeito. Declarações emocionadas e emocionantes. E um debate que ninguém desejava terminar.

A primeira sessão do CineclubeSINJUSC apresentou muito mais do que uma importante etapa da história recente do Brasil. Para a diretora do documentário “Marighella”, Isa Grinspum Ferraz, é sempre um momento de afirmar o caráter de alguém do povo comprometido com uma causa, a da liberdade, e recolocar o nome de Carlos Marighella, incriminado pela ditadura, entre os perseguidos, torturados e mortos porque desejaram um Brasil para todos.

Às 19h de ontem a pipoca saltava na panela e o público foi chegando e se acomodando, até lotar o auditório do SINJUSC. Logo apareceram cadeiras a mais e as pessoas ocuparam espaços no corredor. Marcaram presença e ficaram até o final, com depoimentos emocionantes, torturados e perseguidos pela ditadura.

Também compareceram estudantes de Cinema, História, Filosofia e secundaristas. Entre tantas outras possíveis definições, sindicalistas, jornalistas e servidores do Judiciário. Amigos da pipoqueira também viram o filme.

O conceito do Cineclube SINJUSC é o de propor momentos de cultura, arte, diversão, junto com o debate sobre a nossa sociedade, o que esperamos e não queremos como sujeitos. Foi esta a definição apresentada pelo diretor do SINJUSC Volnei Rosalem ao abrir a noite ao lado de Isa Grinspum Ferraz.

Após os 100 minutos de filme, o diretor do SINJUSC Ricardo Maes coordenou a mesa, ao lado da diretora Isa e de Derlei de Lucca – ativista política, ela foi presa e torturada, e depois exilada política. O debate percorreu diversos caminhos.

Jovens cineastas queriam saber sobre a obra; sindicalistas apontaram o exemplo de perseverança de Marighella e sua obstinação e amor pela ideia de um mundo melhor para todos; aqueles com olhar político, a incansável busca pela verdadeira democracia.

O CineclubeSINJUSC deu largada com casa cheia, com um filme e uma mesa de debates impressionantes, e uma plateia participativa e ávida por cinema. Em breve, o Cineclube anuncia o próximo encontro. A apresentação de "Marighella" em Florianópolis teve apoio do SINJUSC, Sinergia, Fazendo Escola, FUNJAB, CESUSC, TV Floripa e UCE.

Rubens Lunge - Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Putinhas

Acabei de preparar e vou comê-las daqui ha uns dois dias, depois que ficarem curtidas. Batatinhas cozidas em conserva (também chamadas de putinhas) são ótimas para oferecer às visitas. A receita peguei aqui.

Veja os ingredientes

2 kg de batatas pequenas (as menores que encontrar)
500 ml de azeite de oliva
1 xícara de óleo
½ xícara de vinagre de álcool ou maçã
1 colher (sopa) de pimenta calabresa (opcional)
1 cebola grande ralada
5 dentes de alho socados
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras de azeitonas inteiras (opcional)
1 colher (sopa) de salsa desidratada picada

Modo de Preparo

1.Deixe as batatas com casca de molho na água por 30 minutos
2.Lave - as bem, passando uma escovinha para tirar bem a sujeira
3.Cozinhe em água, sal e um pouquinho de vinagre, até ficarem bem macias (não deixe cozinhar muito, não podem ficar muito mole)
4.Escorra e espere esfriar
5.Se quiser faça uns furos nas batatas com um palito fino para os temperos penetrarem, tomando cuidado para não deformá - las
6.Em um…

Capas Pretas

No executivo, a população lida com prefeitos, governadores e o presidente eleitos. (Se elege bem ou mal está sendo cogitado). No legislativo, o povo fala com vereadores, deputados e senadores sufragados pelo voto. (Se eles representam ou não o desejo popular é motivo de duvida). No Judiciário... nos Tribunais... assistimos, um sem fim de "capas pretas" se revezando no poder. Eleitos entre si!

Embargos Infringentes

Assim como no ápice do julgamento, antes e depois dele, quando os jornais gastaram páginas e mais páginas para explicar o chamado "esquema", este é o momento de usar novamente, gráficos, tabelas, ilustrações, dados, charges, vídeos, e todos os recursos para explicar a todos o que são os tais embargos infringentes e tudo o que deles resulta. Um bom momento para uma aula, né Professor?