Quem escolhe o presidente do Tribunal de Justiça?

Quatro milhões e meio de eleitores em Santa Catarina elegem o Governador do Estado, chefe do Poder Executivo. Também são esses eleitores que escolhem os 40 deputados estaduais, representantes do Poder Legislativo. Mas no Judiciário é diferente. Os cidadãos não podem opinar. São apenas os 60 desembargadores que definem entre si quem irá presidir o Tribunal de Justiça. Este é o mote do vídeo lançado pelo SINJUSC em parceria com a TVFloripa cujo objetivo é provocar o debate sobre o processo de escolha do presidente do TJSC. Está disponível no You Tube e também está sendo veiculada na TVFloripa canal 4 da NET.


A questão vem à tona neste momento, por ser este um ano eleitoral no Poder Judiciário. No início de dezembro os 60 desembargadores escolhem, entre seus pares, aquele que irá presidir o Tribunal de Justiça pelos próximos dois anos. Mas quais são os valores defendidos pelos candidatos? Quais as propostas sobre temas de interesse dos servidores dos advogados e da população?

O vídeo de 50 segundo faz parte de uma campanha mais ampla cuja proposta é apresentar a reflexão sobre qual justiça interessa à população de Santa Catarina. Não apenas desembargadores, magistrados ou servidores devem dizer qual é o judiciário que querem, mas principalmente os eleitores do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sol

Piso estadual de salários em SC começa a vigorar em 2010

Crise da Economia Mundial e política de guerra contra a população no Brasil